A cidade de Bento Gonçalves, fundada em 1890, foi promessa de terras e prosperidade para os italianos que chegaram ao Brasil em 1875. Hoje vemos como a cultura desses imigrantes fez a diferença deixando grandes legados como o
Vale dos Vinhedos e os
Caminhos de Pedra e transformou a cidade na maior região produtora de vinho do país e um grande ponto turístico para quem vem conhecer o Sul.
|
Igreja de São Bento, no formato de pipa de vinho. |
Nas postagens anteriores citei o
Vale dos Vinhedos e os
Caminhos de Pedra, que são passeios imperdíveis para quem visita a Serra Gaúcha, mas o centro de Bento Gonçalves também reserva grandes passeios e restaurantes. Começarei pela vinícola Aurora, a maior fabricante de vinhos do país e que merece uma visita.
|
Sede da vinícola Aurora, a maior do fabricante de vinhos do país |
A visitação guiada é gratuita e você vai conhecer a história da vínicola, passear pelas adegas subterrâneas, aprender um pouco do processo de produção e, no final, degustar algumas das especialidades da casa. Só não vá exagerar para o passeio não acabar mais cedo... =)
|
Estátua de Dionísio, o Deus do vinho da mitologia grega. |
Bem próximo à vinícola Aurora se encontra a estação de Bento Gonçalves, que é o ponto de partida de um dos mais procurados passeios turísticos de toda a Serra Gaúcha: o passeio de Maria-Fumaça.
|
Quem nunca sonhou em puxar a cordinha e fazer soar o famoso apito? |
O passeio já começa na própria estação, onde os turistas são recebidos com vinho à vontade e músicas ao vivo no estilo italiana e gaúcha.
|
Muito vinho e música ao vivo antes do trem partir |
Você ainda pode aproveitar para registrar uma bela foto à moda antiga antes do trem partir!! As roupas são fornecidas pelos fotógrafos na própria estação e as fotos são entregues impressas e em CD no final do passeio.
|
Foto tirada na estação de Bento Gonçalves com a locomotiva ao fundo |
Ao soar o sino da estação, as pessoas já podem se acomodar nos vagões e a festa continua com o trem em movimento. Dentro do vagões são apresentados números teatrais, música italiana e certamente você será convidado a cantar e dançar com os simpáticos gaúchos, então não se acanhe e entre no clima!!
O passeio é mágico e faz você reviver suas fantasias de criança com o inconfundível "tchuc-tchuc" da locomotiva e o seu famoso apito. A primeira parada é na estação de Garibaldi, onde acontece uma nova rodada de vinhos, sucos de uva e música ao vivo e as pessoas podem aproveitar para tirar fotos de perto da locomotiva.
|
Parada em Garibaldi |
A última parada é na estação de Carlos Barbosa. De lá, os passageiros são recebidos com mais músicas italianas e depois convidados a pegar um ônibus (já incluído no pacote) de volta à Bento Gonçalves, onde poderão aproveitar a última atração do passeio, que é uma visita ao
Parque Temático Epopéia Italiana. Lá é apresentada uma história real de um casal de imigrantes que veio para o Brasil em 1875, encenada por atores reais num ambiente temático. É muito interessante e no final tem mais uma (hic) degustação de vinhos... :-P
OBS: Para maiores informações sobre o passeio e reservas, visitem o
site oficial do Passeio da Maria-Fumaça. O ideal é fazer a reserva com pelo menos 1 mês de antecedência, pois a procura é muito grande e certamente é um passeio que vale muito a pena ser feito.
|
Estação de Carlos Barbosa |
Ainda no centro de Bento Gonçalves, outro ponto famoso para conhecer é a igreja de São Bento, ilustrada na foto de abertura dessa matéria, construída no formato de pipa de vinho em homenagem aos imigrantes italianos e à cultura do vinho. A igreja fica localizada na Praça Achyles Mincaronp onde passa a rua Henry Hugo Dreher que possui o
Museu do Imigrante e excelentes restaurantes de massa e fondue. Recomendo a pizzaria
Sapore Di Fiorenza, que foi um dos melhores rodízios de massa e pizza que comí na vida, com mais de 50 sabores diferentes que incluem os inusitados sabores de Chambinho, mousse de uva, churrasco gaúcho, entre outros. Vale a pena, pois o preço, a qualidade e o atendimento são excelentes!!
Outra dica para quem quer comer pelo centro é o
L'América Shopping, que conta com boas opções de self-service.
Com isso encerro esse especial sobre Bento Gonçalves, que é um dos lugares mais incríveis que já conheci e certamente é a minha recomendação para quem visita o Sul do país. A cidade fica a cerca de 130km do aeroporto internacional de Porto Alegre e mais ou menos à mesma distância de Gramado, outra cidade bastante popular na Serra Gaúcha e que terá um especial em breve aqui no blog.
|
Vista noturna do centro de Bento Gonçalves |
Alguns dos pontos que citei nessa e nas matérias anteriores podem ser consultados através deste
link que disponibilizei no Google Maps. E quem quiser ver mais fotos de Bento Gonçalves, pode acessar
minha página no Flickr!!
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário